O Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizou, na última semana, auditoria presencial sobre as condições de mobilidade urbana em Piraquara, município da Região Metropolitana de Curitiba. A auditoria integra o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023 do TCE-PR.
O trabalho foi executado pelas auditoras de controle externo Amanda Munhoz Buba e Luciana Tiemi Katto, servidoras da Coordenadoria de Auditorias (CAUD), e pelo procurador do Ministério Público de Contas (MPC-PR) Gabriel Guy Léger - numa iniciativa que estimula profissionais de todas as áreas do TCE-PR a participar diretamente da fiscalização, função primordial de um órgão de controle externo.
CLIQUE NA IMAGEM PARA FALAR COM RC PORTÕES ELETRÔNICOS |
Segundo Amanda Buba, gerente do PAF Mobilidade, o foco principal do trabalho é avaliar se as ações da gestão municipal fomentam a mobilidade urbana sustentável, nos moldes da Política Nacional de Mobilidade (Lei n° 12.587/2012), sobretudo no que diz respeito à priorização dos modais de transporte não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.
clique aqui para preencher o cupom |
Os objetivos da fiscalização são verificar se os processos de tomada de decisão com impacto direto na mobilidade são institucionalmente articulados e objetivamente fundamentados; se os investimentos públicos estão alinhados ao planejamento municipal da mobilidade e favorecem modais mais sustentáveis; se as políticas de planejamento territorial, inclusive as relacionadas a questões interfederativas, concorrem para a promoção da mobilidade sustentável; se o município atua para melhorar a segurança e viabilizar condições físicas que estimulem deslocamentos urbanos em modais prioritários; e se o município atua para conscientizar a população e incorpora sua participação no processo de implementação contínua da política de mobilidade urbana.
O escopo da auditoria de mobilidade urbana foi definido a partir de um piloto realizado em Almirante Tamandaré, também na Região Metropolitana de Curitiba. O trabalho embasou as fiscalizações na área que estão sendo executadas, ao longo do ano, pela CAUD, em cumprimento ao PAF 2023 do Tribunal. A auditoria já foi realizada em Arapongas (Norte do Estado).
Com essa fiscalização, o TCE-PR auxilia os gestores dos municipais visitados a identificar os principais problemas de mobilidade urbana e apresenta recomendações de melhoria de gestão na área.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião