A Varíola dos Macacos é uma zoonose silvestre, ou seja, um vírus que infecta macacos, mas que incidentalmente pode contaminar humanos - o que ocorre geralmente em regiões florestais da África Central e Ocidental. A doença é causada pelo vírus da varíola dos macacos, que pertence à família dos Ortopoxvírus.
A transmissão ocorre por meio do contato com gotículas exaladas pelo infectado (humano ou animal), pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis.
Clique e peça sem discar |
Os principais sintomas começam a surgir no período entre 5 e 21 dias após a infecção e tem duração de 2 a 4 semanas. São eles:
- Dor de cabeça;
- Dor nas costas e muscular;
- Linfonodos inchados;
- Arrepios;
- Febre;
- Erupções cutâneas (manchas, lesões ou bolhas).
O tratamento é simples e eficaz, são utilizados medicamentos para o alívio dos sintomas e isolamento dos infectados.
A prevenção é muito importante, e para que seja eficaz é necessário realizar o isolamento das pessoas infectadas, distanciamento social, uso de máscaras e higienização de mãos e ambientes.
Cuide-se, cuide da sua família e caso você ou algum conhecido apresente algum dos sintomas descritos acima, ou para qualquer dúvida sobre a doença, vá até a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa buscar atendimento e orientação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião