Uma integração no terminal do Guadalupe, na região central de Curitiba, permite, desde sexta-feira (1º), que usuários embarquem em linhas metropolitanas que atendem o local sem pagamento de nova tarifa. A ação, inédita neste volume de linhas, foi anunciada pelo Governo do estado e já está em vigor. A medida vale para os ônibus que possuem como destino final o terminal.
Com a mudança, ao embarcar nas linhas especificadas pela Comec, o usuário terá um período de 2 horas e 30 minutos para realizar o embarque na segunda linha, sem a cobrança de nova tarifa. O benefício, porém, será permitido em linhas específicas, conforme tabela abaixo:
As linhas marcadas em verde permitem o embarque sem a cobrança de nova passagem (Foto: Divulgação/ Comec) |
Na tabela, o usuário poderá fazer o cruzamento entre as linhas de origem e destino. Os cruzamentos indicados em verde, permitem a integração sem cobrança de nova tarifa. Os indicados em vermelho não permitem a integração. Confira a identificação das linhas:
A06-TAMANDARÉ/GUADALUPE (via MINÉRIOS),
As linhas D61-PIRAQUARA/SANTOS ANDRADE e D66-DIRETO PIRAQUARA, embora tenham parada na Praça Santos Andrade, também estão contempladas nesse projeto. Elas trazem ao Centro cerca de 2.000 pessoas em dias úteis.
Trata-se de algo inovador, iniciando agora em fase de testes que demandará aprimoramentos e possíveis ajustes com o intuito de melhorar os deslocamentos metropolitanos através do serviço de transporte coletivo existente.
Integração no terminal do Guadalupe
O terminal do Guadalupe é o grande centralizador das linhas metropolitanas na capital. Lá desembarcam todos os dias cerca de 13.000 usuários, por meio das 28 linhas, oriundas de 8 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O terminal, porém, é aberto e não permite a integração entre as linhas, fazendo com que alguns usuários tenham que pagar duas passagens para chegar em seu destino final.
A integração, conforme tabela acima, passa a valer desde as linhas locais atualmente coordenadas pela Comec, nos bairros dos municípios de origem, como, por exemplo, a linha B14-PLANALTO que atende a Vila Liberdade em Colombo. E só será gratuita para as linhas especificadas na tabela e com embarque no terminal do Guadalupe. Caso o usuário faça desembarque durante o seu trajeto e tente embarcar em outras linhas não especificadas na tabela, será realizada nova cobrança.
As linhas coordenadas pela Urbanização de Curitiba – URBS, que realizam parada no terminal do Guadalupe, não fazem parte da integração temporal. A Comec destaca, porém, a parceria e apoio da Prefeitura de Curitiba, através da URBS para realização de mais esta medida em favor do usuário do transporte coletivo.
O tempo para a integração será de 2 horas e 30 minutos contados a partir do pagamento da primeira tarifa, no validador do ônibus do primeiro embarque. Caso este tempo seja superado, uma nova tarifa será cobrada.
A integração temporal será válida apenas para linhas distintas, ou seja, não vale para utilização da mesma linha no mesmo período. Por exemplo, se o usuário chegar no Terminal do Guadalupe pela linha N62-JD.PAULISTA/GUADALUPE e deseja retornar nesta mesma linha, ao realizar o embarque será efetuada nova cobrança.
COMEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião