Piraquara e a ferrovia possuem uma história muito próxima e antiga. A construção da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá se mistura com o desenvolvimento do município, mas com o passar dos anos e o crescimento da cidade, essa relação precisa ser readequada. Nesta quinta-feira, dia 04 de fevereiro, a Prefeitura de Piraquara iniciou a discussão dos conflitos ferroviários existentes no ambiente urbano.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT contratou a empresa especializada Entel Engenharia para a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental - EVTEA. Os trabalhos contarão ainda com o envolvimento da Prefeitura de Piraquara e a empresa Rumo Logística, permissionária que explora a atividade ferroviária.
O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, acompanhou a primeira reunião de alinhamento para o início dos trabalhos e destacou a importância da discussão para o município. “É um assunto de grande interesse de Piraquara, onde vamos discutir questões relacionadas à segurança, locais de manobras dos trens, faixa de domínio, entre outras situações que a ferrovia impacta diretamente na cidade”, ressaltou.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Tiago Alves, também participou e falou sobre o momento oportuno para a discussão. “O debate sobre a ferrovia é um tema sempre questionado em Piraquara, e o EVTEA inicia justamente no mesmo momento em que estamos revisando nosso do Plano Diretor e elaborando o Plano de Mobilidade Urbana”, enfatizou.
Também participaram da reunião o Diretor da Entel Engenharia, Jairo Otaviano da Silva, Engenheiro do DNIT, Antônio Rozão, o Analista de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Marcelo Luiz Escobedo e o Gerente Consutivo da RUMOLOG, Ticiano Bragato.
O MUNICÍPIO CONTA COM 6 PASSAGENS DE NÍVEL
1) AVENIDA BRASÍLIA (PROXIMO AO HOSPITAL DE DERMATOLOGIA DO PARANÁ) - VILA MACEDO;
2) RUA MAJOR JOSÉ LUCIANO - CENTRO;
3) AV. GETÚLIO VARGAS - CENTRO;
4) ESTÉFANO UBERNA - SÃO CRISTOVÃO;
5) KULlIAN FUCK - VILA FUCK;
6) RUA ANTONIO BRUDECK - ROÇA NOVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião