Piraquara foi selecionada entre os projetos inscritos no Edital 2019 - Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos. O projeto de Piraquara obteve nota 83 e foi classificado em quarto lugar, entre os 21 municípios brasileiros contemplados.
Além da implantação da usina, o projeto prevê a instalação de três pontos de entrega voluntária de resíduos - Áreas de Transbordo e Triagem, que receberão material de pequenos geradores. Os postos serão instalados na Vila Macedo para absorver material das regiões da Vila Militar e Santa Mônica, no Guarituba atendendo todo bairro e na área central atendendo as demais regiões.
Para colocar a usina em funcionamento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem mantido reuniões com as outras secretarias envolvidas. No momento está sendo definido o local para a instalação, contratação de consultoria para implementação, operação e manejo, entre outras questões. Também estão previstas capacitações junto ao Ministério de Meio Ambiente, em Brasília.
O investimento é de R$ 2.599.752,95 com contrapartida de R$ 26.000,00 do município e faz parte do Programa Lixão Zero da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana.
Participaram da reunião o Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, os secretários de Meio Ambiente, Cristina Galerani, Administração, Ester Goulart Alves, Planejamento e Coordenação Geral, Rafael Batista, Desenvolvimento Urbano, Tiago Alves, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Adriano Cordeiro, e Comunicação, Eduardo Furiatti, além da Superintendente de Licitações e Contratos, Tailaine Cristina Costa e da Engenheira Ambiental, Jéssica Gonçalves Martins.
Prefeitura de Piraquara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião