LEI Nº 2.109/2020 Dispõe sobre a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos de alto impacto ou com efeitos de tiro no município de Piraquara.
E Agora?
Em dialogo com O Piraquarense Integrantes da Rede de Proteção dos Animais se manifestaram expressando dúvidas e preocupações com o cumprimento e eficácia da lei.
" Como se dará a fiscalização?, quem fiscalizará? Nós poderemos denunciar mas para quem? Para a Secretaria do Meio Ambiente. Sabemos que a fiscalização é precária e será que a Prefeitura de Piraquara terá efetivo suficiente para atender a demanda e como será responsabilização do infrator" disse Adriana Marcondes
Lucimara Gurgel uma das mais ativas protetoras demonstrou estar preocupada com a saúde dos animais. "Os fogos com Estampido ou de Tiros podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento. Uma prática de divertimento altamente perigosa, que faz mal não só a quem assume o risco e solta fogos, mas até a quem está a quilômetros de distância. ... Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada.
O Pirauarense Não conseguiu contato com o Vereador Guanair um dos propositores do Projeto de Lei, mas divulga uma opinião por ele postada em seu perfil no face book na ultima sexta (11) que diz:
"Os fiscais dessa lei serão: eu, você, aqueles que respeitam o idoso, a pessoa com necessidade especial e os animais. Nós munícipes valorizamos o ser humano, animal e por isso iremos juntos fiscalizar em prol de uma Piraquara ainda melhor!" - Guanair Denilson Garcia.
Os fogos de artifício fazem um lindo espetáculo visual nas festas principalmente a de réveillon, celebram dias santos e vitórias de times de futebol, divertem crianças e adultos em festas juninas. Por isso, geralmente são relacionados a comemoração, festa, alegria.
Mas essa imagem deve ser desvinculada. Os fogos de artifício são nocivos, perigosos e invasivos, trazendo sérios riscos à população, aos animais e ao meio ambiente.
Algumas cidades já adotaram a queima de fogos silenciosa, mas o problema vai muito além do barulho. Entenda:
Meio Ambiente
A queima de fogos de artifício emite compostos poluentes para a atmosfera, o que também a caracteriza como uma forma de poluição do ar. Isso tem efeitos não só no meio ambiente, mas na saúde humana.
Há ainda o risco de incêndio, colocando em risco pessoas, faunas, floras e contribuindo ainda mais com a poluição atmosférica.
Humanos
Sabia que mais da metade dos casos de queimadura de mão são em decorrência do uso de fogos de artifício?
Isso mesmo. Também há risco de queimaduras nos olhos, inclusive com perda de visão, amputamento de membros e problemas auditivos gerados pelos estampidos.
Eles causam estresse nas crianças, incomodam quem está dormindo e pessoas em hospitais. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento.
Ou seja, uma forma de divertimento altamente perigosa, que faz mal não só a quem assume o risco e solta fogos, mas até a quem está a quilômetros de distância.
Animais
Quem tem um animalzinho de estimação sabe o quanto o barulho dos fogos provoca reações de estresse e ansiedade neles.
No desespero de fugir do barulho, eles podem ficar desnorteados, agressivos, se machucarem ou fugirem. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada.
Essas reações podem acontecer em animais silvestres também.
Pela saúde, segurança e bem-estar de todos, não solte fogos de artifício. Nas festas juninas e em qualquer ocasião. (Unimed Guarulhos)
A Lei está promulgada e já valendo mas será aplicada ainda este ano? O Art. 3º dessa lei diz O poder executivo regulamentará a presente lei, no que couber, no prazo máximo de noventa dias a contar da data de sua publicação. Talvez possamos esperam um tempo para as regulamentações e adequações necessárias.
Antonio Carlos Leão Sávio - Com a colaboração de Adriana Marcondes, Lucimara Gurgel, Unimed Guarulhos e pesquisa em perfil face book de Verador Guanair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião