Piraquarenses nascidos em 1999 terão até amanhã, dia 30 de junho, para realizarem o alistamento militar de 2017. O jovem deverá utilizar o serviço online para o cadastramento, disponível no site da Prefeitura.
O alistamento é obrigatório para todo jovem do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos. Quem perder o prazo estará em débito com o Serviço Militar, o que causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte, inscrever-se ou assumir cargos públicos, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais, entre outros.
Em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, mas fica à disposição do país até que atinja 45 anos de idade, período dentro do qual ainda pode ser convocado. O cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em:
- Organização Militar da Ativa;
- Orgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior a 3ª série do Ensino Médio; ou
- Tiro de Guerra
Alistamento online
O alistamento online consiste em possibilitar o preenchimento dos dados individuais pelo próprio usuário. É necessária a utilização dos dados do CPF e de qualquer um dos seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Nacionalização;
- Registro Geral (Identidade);
Caso não possua CPF, faça sua inscrição no cadastro de contribuintes acessando a Receita Federal.
Haverá necessidade também de possuir um número de telefone celular válido no Brasil e uma conta de email particular para o envio de mensagens, como por exemplo, local e data do exame de seleção, entrega de documentos, aviso de agendamento de datas e outras comunicações de seu interesse.
Caso não possua número de celular ou e-mail, dirija-se a uma Junta de Serviço Militar próxima de sua residência e realize seu alistamento de forma presencial.
Prazo: até 30 de junho
Fonte Prefeitura de Piraquara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião